domingo, 24 de fevereiro de 2013

As Lixas


Hello Dears!

Hoje vou falar sobre um assunto muitíssimo importante quando o assunto é cuidados com as nossas unhas: As lixas!!!!

Daí que você pode estar pensando que lixas são todas iguais, e que se houver diferenças são apenas em relação as cores e os tamanhos. Pois meus amores, eu lhes digo: Não é só isso. Existem alguns tipos de lixas, e a diferença entre cada um vai além da cor, da decoração, do tamanho.....Há uma grande diferença no resultado. Não estou falando do resultado em relação a eficiência da lixa, mas sim do resultado em relação ao impacto que cada tipo tem em nossas unhas!

Nós aqui no Brasil usamos 3 tipos de lixa: De areia, de metal e de vidro.




Lixas de areia




 As lixas de areia são o tipo mais comum. A sua base quase sempre é de papel prensado, mas há lixas de areia com bases de aço, plástico e vidro. Isso porque a areia é colada na base da lixa, então é possível ter lixa de areia com diversas bases (muito cuidado na hora da compra!). Tem baixo custo e durabilidade curta. Por isso mesmo é a escolha das manicures, que utilizam uma lixa por cliente. Devem ser utilizadas apenas uma vez, pois aquele pózinho branco que sai da unha se acumula na lixa (e isso é um banquete para bactérias e fungos) tornando muito perigoso o seu uso posterior. Ficam imprestáveis quando por qualquer razão são molhadas.

Efeito nas Unhas: É o tipo de lixa mais agressiva. Mesmo sendo utilizada com leveza, retira uma camada muito importante que une as lâminas da unha, tornando-as mais pré-dispostas a descamação, fissuras e quebras. O acabamento, quase sempre, tem de ser feito com uma lixa mais fina para que a "rebarba" que fica na unha seja retirada. 



Lixas de Metal



As lixas de metal são muito comuns naquelas Kits de manicure, sabem? Não os kits que as manucres usam em salões, mas aqueles que vem, geralmente, num estojo com alicate, cortador de unha, espátula e a lixa, lembraram? Mas também podem ser facilmente encontradas a venda separadamente. Este tipo de lixa não costuma ser muito eficiente, as poucas vezes que eu usei tive a mesma sensação de quando estar usando uma faca sem corte! São ótimas para termos na bolsa para aqueles momentos de desespero quando uma unha lasca ou quebra, pois mesmo pouco eficiente ela cumpre o seu papel. Podem (e devem) ser lavadas para retirar restos da unha e não permitir a proliferação de fungos e bactérias.

Efeito nas unhas: O estrago que ela faz na unha é bem menor que o estrago causado pelas lixas de areia, mas mesmo assim deve ser utilizada com cuidado, pois por ser pouco eficiente (aquela sensação de faca cega que descrevi acima) a tendência é que seja empregada alguma força na hora de lixar, e isso além causar descamação, fissuras e quebra, fragiliza a matriz da unha.


Lixas de Vidro


Sem dúvida o melhor tipo de lixa que existe. Há diversas marcas, mas quase sempre importadas o que torna o produto um pouco caro.  Tem uma superfície bem mais fina e suave que as outras lixas, mas se você está pensando que por isso seu desempenho deixa a desejar, está enganada! Tem uma durabilidade ótima em relação ao seu custo, pois a superfície não "gasta" como as lixas de areia. Assim como as lixas de metal, podem ser lavadas.

Efeito nas Unhas: Por ser suave, não destrói aquela camada que une as lâminas da unha, por isso mesmo o risco de causar o descolamento dessas lâminas é praticamente nulo. É tão suave que quase não vê aquele pózinho branco.  O acabamento que ela deixa nas unhas é perfeito, não sendo necessário o uso de uma lixa mais fininha para retirar aquelas "rebarbas" (é a lixa que eu uso).


A maneira correta de lixar as unhas

Dia de fazer as unhas, você tira o esmalte velho, dá um jeitinho na cutícula, pega a sua lixa (seja o tipo que for)  e começa com aquele movimento de vai-e-vem......

Tadinha da sua unha!!!!!!!!!!!!! Não faça isso não!!!!!

A maneira correta de lixar as unhas é colocar pouca pressão (o suficiente para que a lixa possa entrar em atrito com a unha e fazer o seu serviço), e o mais importante: Passar a lixa em uma única direção. Pois é! Assim a lixa "sela" a ponta da unha,dificultando o aparecimento das tais lascas e fissuras! Tenho que dizer que dessa maneira o trabalho de lixar as unhas se torna muito mais demorado, mas o ganho na qualidade e na resistência das unhas é imenso, por isso vale a pena. 
Principalmente para aquelas meninas que se queixam de unhas frágeis que vivem quebrando!

Então já sabem: Vai-e-vem com a lixa de unha, nunca mais!
Só mais uma coisinha: Gente, lixa de unha não se empresta, viu? Elas são como escova de dentes de cartão de crédito: De uso pessoal e intransferível!

Pesquisei um montão pra poder trazer informações corretas e de fontes seguras. Espero que gostem!
Fonte: Cuticulando
Super beijo! 

2 comentários:

♥ Seu comentário é MUITO importante!!!!!!!!!! 
E, Assim que der, responderemos! ♥

Se tiver um blog, deixe o link, que eu faço uma visitinha...

Bjs!
ᶫᵒᵛᵉᵧₒᵤღ